É tão importante começar naquele dia? Quais são os melhores dias para tomar Clomid para ter sucesso? O que acontece se o citrato de clomifeno for iniciado mais cedo ou mais tarde? Continue lendo.
Normalmente, os ovários de uma mulher recrutam um folículo "dominante" no início do seu ciclo (dias 5 a 7 do ciclo). Este é o folículo que posteriormente crescerá até um tamanho de 16 a 22 mm e ovulará. Uma vez que o folículo "dominante" é selecionado, outros folículos não crescerão.
Se o citrato de clomifeno for iniciado após o dia -5, ele não será eficaz na seleção de múltiplos folículos, pois nesse momento um folículo dominante já terá sido selecionado.
Quando o citrato de clomifeno é iniciado no dia - 5, é bem a tempo de estimular o recrutamento de múltiplos folículos.
Se uma mulher começar a tomar Clomid antes do dia 5, é possível estimular múltiplos 'folículos dominantes', o que pode resultar (teoricamente) em uma incidência maior de gestações múltiplas. Embora alguns médicos possam escolher começar a tomar Clomid nos dias 2, 3 ou 4, não há um aumento significativo nas taxas de gravidez.
No entanto, de uma perspectiva de enfermagem, é muito mais conveniente iniciar o citrato de clomifeno no dia-5. Isso dá tempo para a paciente vir para um ultrassom de base (para confirmar que não há cistos) e exames de sangue (na InVia Fertility Specialists, gostamos que o nível de estradiol seja menor que 100 pg/mL).
Claro que em pacientes que não ovulam, o citrato de clomifeno pode ser iniciado em QUALQUER dia, já que essas pacientes não têm menstruação. É uma boa ideia (nessas pacientes) fazer um teste de gravidez antes de iniciar o citrato de clomifeno.






