O uso de suplementos deve ser individualizado e avaliado por um profissional de saúde, como um nutricionista, farmacêutico ou profissional de saúde registrado. Nenhum suplemento se destina a tratar, curar ou prevenir doenças.
Tradicionalmente, a ioimba era usada como afrodisíaco (substância que estimula o desejo sexual). Hoje, ainda é comercializado para saúde sexual e outros usos. Até agora, faltam evidências científicas que apoiem os benefícios potenciais da ioimba.
Ioimbina e Disfunção Erétil
Os extratos de casca de ioimba são amplamente promovidos on-line e em lojas de produtos naturais como um afrodisíaco natural para aumentar a libido e controlar a disfunção erétil. No entanto, não há evidências que demonstrem que o suplemento de ervas seja eficaz.
A maioria dos estudos clínicos analisou o medicamento prescrito cloridrato de ioimbina e não o extrato de ervas ioimba.4
Por exemplo, uma análise de oito estudos examinou o uso da ioimbina isoladamente e combinado com outras intervenções. Embora a ioimbina por si só não parecesse afetar significativamente a taxa de função sexual, os resultados agrupados de ambos os subgrupos sugeriram uma melhoria global.5 (Novamente, a ioimbina é um medicamento prescrito nos Estados Unidos e a ioimba é um suplemento).
Nas suas diretrizes sobre o tratamento da disfunção erétil, a Associação Americana de Urologia não recomenda o uso de ioimbina devido à falta de evidências suficientes e aos potenciais riscos de segurança.6
Fale primeiro com seu médico se estiver procurando tratamento para disfunção erétil.
Não recomendado para perda de peso
A ioimba geralmente não é recomendada para perda de peso, embora às vezes seja comercializada como tal.
No geral, as descobertas sobre os efeitos da ioimbina na perda de peso foram confusas. A ioimbina foi encontrada em pesquisas preliminares para aumentar a lipólise (queima de gordura), aumentando a liberação do neurotransmissor (mensageiros químicos no corpo) e do hormônio norepinefrina disponível para as células de gordura e bloqueando a ativação do receptor alfa-2, o que aumenta a liberação de norepinefrina.7
No entanto, uma revisão sistemática (uma revisão de vários estudos sobre um único tópico) examinando suplementos dietéticos para controle de peso indicou que não há evidências suficientes para determinar se a ioimbina ajuda na perda de peso.






